Serviços Gerenciados

Acompanhando a evolução das demandas de mercado a Ekballo IT desenvolveu a solução Serviços Gerenciados, nossa oferta possui diferentes modalidades que vão desde o modelo tradicional, através da modalidade, atividades proativas e pré-definidas onde o cliente pode solicitar sem a ocorrência de falhas em seu ambiente e a modalidade Serviços Gerenciados que coleta dados através da monitoração e telemetria do ambiente para antever paradas não programadas e além das características acima, é capaz de gerir de acordo com as melhores práticas, (ITIL, PMI, ITSM) e ter a visão fim a fim da operação do cliente derrubando barreiras entre operações de demais integradores de TI de seu ambiente fazendo com que alcance seus resultados de negócios através da adoção tecnológica.

 

Os serviços de monitoramento de rede, servidores e aplicativos fornecem informações baseadas em indicadores e métricas detalhadas, que podem ser definidas pelo próprio cliente, a fim de obter um controle mais efetivo e gerenciável da infraestrutura.


Aprimore a gestão de TI da sua empresa com suporte especializado, planejamento de migrações e melhorias no seu ambiente de TI, isto garante mais segurança dos dados de sua empresa e prepara as demandas dos negócios.

 

Restabelecimento de ambiente no menor prazo possível, reduzindo o tempo de parada ou degradação sentido pelos usuários.

 

 

Outsourcing de Recursos IT

Para manter uma estrutura de outsourcing de TI adequada e um parque tecnológico constantemente atualizado, é fundamental contar com uma área de outsourcing de infraestrutura. É prático e econômico.

 

Pensando em flexibilidade, a Ekballo IT oferece soluções completas e adaptáveis de outsourcing de recursos de TI, de acordo com as necessidades de cada cliente, com metodologia própria baseada nas melhores práticas ITIL, alocando profissionais habilitados e especializados para suporte de 1º e 2º níveis, para cuidar das diversas atividades do ambiente de TI e sistemas de nossos clientes.

 

Todos os processos de instalação, integração, manutenção, suporte, monitoramento e gerenciamento da infraestrutura são realizados para oferecer o mais alto desempenho, controle através de Service Level Agreement (SLAs) ou acordos de níveis de serviço.



 

 

SERVIÇOS

Alocação de recursos em regime parcial e pleno com gestão integrada;

Alocação de recursos por demanda específica (projetos de alocação com prazo definidos);
Body shop (execução de script e gestão compartilhada)

Colaboration Services

Equipes unidas, objetivos comuns.

 

Promover a colaboração de equipes de trabalho, por meio de COLABORAÇÃO

 

Equipes unidas, objetivos comuns.

 

Promover a colaboração de equipes de trabalho, por meio de softwares, é incentivar o alto desempenho de cada profissional. softwares, é incentivar o alto desempenho de cada profissional.

 

 

Tudo para extrair a máxima produtividade usando a tecnologia como um meio.

 

O trabalho moderno requer o máximo de colaboração, e a construção de sistemas integrados promovem as melhores práticas gerenciais associadas aos ambientes de trabalho colaborativos.

 

Compartilhamento de arquivos, dados e sistemas para o trabalho comum.

 

 

Segurança de Ambientes de TI

Através de nossos especialistas em segurança de TI, nós avaliamos o ambiente atual e suas possíveis vulnerabilidades, selecionamos e implantamos ferramentas de monitoramento e apoio, e realizamos monitoramento avançado da estrutura de segurança e do risco que as informações vitais para o negócio podem estar expostas.

 

A Ekballo IT possui equipe especializada que se mune de estratégias de segurança baseadas nas melhores práticas do mercado, tecnologias de hardware e software, que combinadas, entregam soluções completas de continuidade de negócios.

 

Também contamos com times especializados em soluções de conectividade VPN, MPLS, firewall e segurança de acesso à internet.

 

 Dados como ativos

Seu negócio depende dos dados para funcionar. É hora de protegê-los!


Segurança Cibernética & Cópias de Segurança

Combata os crimes virtuais com proteção contra vazamentos, roubos e invasões.

Segurança da Informação é um dos imperativos da tecnologia contemporânea. Tão importante quanto trabalhar com dados é protegê-los e garantir a privacidade dos seus proprietários. Os ativos principais de uma empresa precisam de um robusto sistema de proteção digital.


Backup

Rotinas de criação de backup, dados imutáveis e recuperação são a garantia da continuidade dos negócios. Crie e gerencie cópias de segurança para ter acesso contínuo aos dados da sua empresa.

 

Alocação de Profissionais Especializados

Conectamos os melhores talentos com as competências corretas para as reais necessidades da sua empresa, no custo e no momento certo.
 
Contamos com rede própria de profissionais através da nossa plataforma Modo.online, além de um processo ágil de busca, preparação e alocação de profissionais, acelerando o preenchimento das vagas solicitadas. Fazemos o acompanhamento contínuo do profissional para que o mesmo tenha o suporte necessário para desempenhar o seu papel com grande qualidade.
 
O serviço de Alocação de Profissionais de TI, consiste na disponibilização de profissional ou equipes de profissionais, especializados nas mais diversas linguagens, frameworks, metodologias e, ou, ferramentas, que sob gerenciamento técnico do próprio cliente, desempenham atividades para atender as demandas específicas do negócio.
 
O que é alocação profissional?
Resultado de imagem para alocação profissionais TI Em termos gerais, a alocação de profissionais consiste na contratação de terceiros externos à empresa para a execução de atividades tradicionalmente realizadas internamente pelos próprios funcionários.

Gestão Ativos TI

Para o controle efetivo de todo o parque, a Ekballo IT possui ferramentas WEB e metodologias que auxiliam na triagem e gestão dos equipamentos.

 

 

 

Service Desk

Deseja melhorar o nível de assertividade e satisfação interna com o atendimento de TI da sua organização?

 

Ekballo IT estabelece escopos de processo com precisão e objetividade, dispondo de SLA acurados com o objetivo de garantir a qualidade de suporte a incidentes e a alta disponibilidade dos recursos.

A equipe de Service atua em suporte com níveis de especialização com a opção de estender o atendimento a 1º e 2º níveis de Field Services. As soluções são fornecidas parcialmente ou integradas, bem como implementar ou adaptar as práticas implantadas.

 

Todos os processos internos são aderentes as melhores práticas de TI.

 

A Ekballo IT se vale de ferramentas e procedimentos que permitem sistematizar, categorizar, mitigar e ranquear os atendimentos e incidentes, avaliando os ofensores ao KPIs e parâmetros envolvidos, traçando rotas de correção e sugerindo ações para controlar os incidentes, baseados nos frameworks ITIL.

 

 

Monitoramento de Ambientes Críticos

Monitoramento de ativos em tempo real e mapa vivo

Uma rede sempre disponível é um dos requisitos básicos para qualquer infraestrutura de TI. Uma falha não prevista reflete em perda de tempo e, caso subestimada, acaba em parada total das operações com impactos financeiros indesejados.

 

Através do monitoramento remoto do ambiente de TIidentificamos os riscos de forma pró-ativa e tomamos as medidas preventivas, antes mesmo dos problemas se tornarem emergências. Isso diminui o impacto de eventuais incidentes, promovendo continuidades nos negócios.

 

A Ekballo IT oferece ferramentas de monitoramento remoto 7x 24 que monitoram servidores de rede, links e roteadores com os seguintes recursos:

• É possível criar gráficos de utilização e apresentação de relatórios variados
• Montar um mapa vivo personalizado, monitorando os ativos e a disponibilidade de conectividade
• Disparos automáticos de alertas de paradas e reparos preventivos.

 

O serviço de monitoramento é realizado por uma equipe de especialistas e de acordo com as boas práticas do mercado.

Essa qualidade no serviço garante que você e sua equipe tenham tranquilidade em saber que o ambiente de TI é controlado por profissionais comprometidos com sua estrutura, para que possa focar no seu objetivo mais importante: Seu negócio.

 

 

Suporte a infraestrutura de servidores, storages e banco de dados

A Ekballo IT busca continuamente capacitação nos fabricantes de tecnologia com a finalidade de oferecer aos seus clientes experiência única no suporte a servidores, storages físicos, além da virtualização de servidores, storages e desktops.

 

Em parceria com nossos clientes, elaboramos a adoção da estratégia da segurança de ambientes de TI de forma customizada, que confira robustez e consistência às medidas de segurança adotadas.

 

 

Virtualização de servidores e desktops

 

Crie e gerencie um ambiente de TI eficiente e com grande capacidade de resposta com a virtualização de servidores e storages

NOC 24x7

Monitoramento 24x7 Gerenciamento e Controle para seu ambiente
 
Os serviços de monitoramento do ambiente de TI abrangem todos os ativos da infraestrutura de TI do Data Center tais como: servidores, storage, redes, switches, aplicações, sites, e sistemas em geral. 
 
Os agentes utilizados garantem uma ampla coleta de informações que, devidamente tratadas, permitem analisar tendências, identificar possíveis pontos de falha, atuar preventivamente para evitá-los, e agir de forma precisa e integrada em caso de problema. 
 
 
Desta forma, o monitoramento pode ser utilizado como ferramenta para analisar e gerar relatórios baseados em indicadores que podem ser visualizados de forma gráfica, podendo assim ser acompanhado anualmente, mensalmente e diariamente, medindo então de forma precisa a qualidade e a disponibilidade do ambiente.
 

 

 

Gestão do Usuário

Segurança integrada com as ferramentas de produtividade que você usa?.

QUANTO DE CONTROLE VOCÊ TEM SOBRE O ACESSO DOS SEUS USUÁRIOS? 

 

58% dos funcionários compartilham acidentalmente dados confidenciais com a pessoa errada

A ameaça oculta da colaboração profissional – que entrevistou 12.500 funcionários em dez países, mostra que os dados expostos colocam as empresas em risco, tirando delas o controle sobre os dados. Nos EUA, 58% dos funcionários afirmam que estão salvando suas próprias cópias das informações da empresa, compartilhadas por meio de mensagens instantâneas via celular, e apenas 51% excluem totalmente essas informações. Já no Brasil, o percentual de pessoas que salvam suas próprias cópias é maior do que nos EUA (71%), embora os que deletam seja similar (52%), havendo um risco maior de vazamento das informações.

 

Saiba Mais!

Descubra, restrinja e monitore identidades e privilégios?

Imponha acesso administrativo on-demand e just-in-time quando necessário

Controles real time, na nuvem ou on-premise.

Tenha Acesso a Alertas, Relatórios de Auditoria e Revisões de Acesso

Mais disponibilidade para sua equipe operar com segurança em ambientes críticos.

Controle condicional de risco

Com respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas, você poupará tempo e será mais eficiente.  

 

  • Aprimore o nível de segurança de acesso a ambientes;
  • Proteção máxima contra acessos indevidos, vazamento de dados e propriedade intelectual
  • Gestão centralizada, controles real time

 

SEGURANÇA DE IDENTIDADE E DADOS

GERENCIAMENTO DE IDENTIDADES E ACESSO

Proteção contra ameaças internas, autenticação de dois fatores, dando suporte ao usuário e acessos seguro ao ambiente da empresa.

 

PROTEÇÃO DE IDENTIDADES

Identifique ameaças internas e externas e saiba como agir contra-ataques mal-intencionados. Resolva rapidamente problemas que impacte seu uso ou coloque em risco a sua operação.

 

PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO

Utilize recursos avançados para proteger a informação, tenha níveis de sensibilidade da informação e aplique automaticamente padrões de segurança baseado em políticas previamente construídas.

 


WIFI Site Survey

Considerações Sobre Implantações de WLANs; De acordo com o tipo de ambiente a ser coberto com rede Wireless e dispositivos conectados, diversas considerações devem ser tomadas visando cobertura Wireless e roaming eficientes.

 

De um modo geral, os Access Points possuem potência de transmissão maior do que a dos endpoints Wireless.

 

Dessa forma, é indesejável que os Access Points operem à máxima potência de transmissão. A recomendação é que haja uma conciliação entre a potência de transmissão dos Access Points e dos clientes.

 

Site survey é um levantamento do ambiente onde existe ou será instalada uma rede sem fio, rede wireless, que pode ser denominado por site Survey wireless, o objetivo principal de um Site Survey é o processo de planejamento de uma rede wireless para fornecer uma solução sem fio com a melhor cobertura, a melhor taxa de transferência de dados, a maior capacidade de rede, de roaming e a melhor qualidade e capacidade de serviço (QoS) possíveis e permitidos pelo seu ambiente.

 

Fazer um site survey wireless é essencial para implementar corretamente uma rede Wi-Fi com 99,999% de disponibilidade. Existe um número muito alto de redes WiFi que simplesmente não funcionam como pretendido ou abaixo do desempenho e, fazendo um Site Survey estes problemas serão descobertos e sanados.

 

No longo prazo um site survey profissional representa economia para sua rede.

 


 

Monitoramento e Gerenciamento de Redes

Evite lentidão, queda, indisponibilidade, riscos e incidentes na sua rede

Evite problemas antes mesmo deles acontecerem na sua rede de forma inteligente e proativa com monitoramento de uma equipe especialista para te atender.

 

Proteja a rede da sua empresa com os serviços de rede gerenciados pela Ekballo IT

Uma rede eficiente e estável é essencial para sua empresa

Aqui na Ekballo IT, sua empresa tem uma central de gerenciamento de redes, com as melhores práticas internacionais em gerenciamento de redes.

O Gerenciamento de Rede é uma central de gerenciamento que utiliza ferramentas para monitorar e identificar as condições de risco dos equipamentos ligados em rede: computadores, roteadores, gateways e até ERPs.

 

NOC 24x7 à sua disposição!


 

WIFI Captive Portal

Gerencie sua rede WiFi para visitantes e gere valor com dados

Sem complexidade, da implantação à utilização, e em conformidade com a lei (Marco Civil e LGPD).

 

MAIS QUE UM SOFTWARE
Recursos do hotspot para você ir além.

 

Oferecimento de rede WiFi aberta e sem senha, com toda a segurança e comodidade

A  plataforma de gestão de hotspot que garante a gestão de dados dos seus visitantes, a segurança da sua rede e a privacidade de todas as informações. Sem dor de cabeça para você!

Captive portal personalizado

Limites de banda (variável de acordo com o equipamento) e de tempo de conexão

Mais conforto e bem-estar ao visitante

Login rápido e conexão fluída

Conformidade com a lei do Marco Civil da Internet e LGPD

Relatórios de rede em nuvem

 


Inovação Tecnologica

Gestão de rede

Tenha o controle da sua rede WiFi. Defina o tempo de conectividade, limite de banda* e crie códigos de acesso para seus visitantes. *variável de acordo com o equipamento; consulte.

Segurança

Ofereça WiFi de forma segura para você e seus visitantes. Defenda-se de crimes virtuais e atenda ao Marco Civil da internet e LGPD.

Dados e Inteligência

Estude o perfil e comportamento dos visitantes da sua rede e ofereça o melhor serviço possível. Obtenha as informações mais valiosas para Business Intelligence.

Marketing

Use sua rede WiFi para realizar ações de publicidade e comunicação. Crie um novo canal de relacionamento efetivo direto no dispositivo dos seus clientes.

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FAQ

COMO FUNCIONA UM HOTSPOT?

O hotspot é um equipamento usado para disponibilizar uma rede de internet Wi-Fi em locais públicos ou estabelecimentos comerciais. Esse dispositivo é configurado a fim de oferecer o acesso à conexão de forma gratuita, paga ou em troca de um cadastro, definido pelo dono da rede.

COMO FAZER HOTSPOT?

Aceda às definições do smartphone (ícone da roda dentada). 2 – Procurar a opção Rede e Internet. 3 – Escolher a opção Ponto de acesso e tethering. 4 – Ativar a Zona Wi-Fi para ativar o hotspot

O QUE É OUTSOURCING DE TI?

Outsourcing (ou, em português, terceirização) é a prática estratégica de contratar uma fonte externa para a prestação de serviços secundários, visando otimizar os processos da corporação. As empresas podem fazer outsourcing de diversos setores, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e TI.

O outsourcing de TI nada mais é do que a terceirização de serviços, soluções e infraestrutura de TI. Entre esses serviços, podem estar inclusos fornecimento de profissionais especializados, gestão de projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura, entre outros.

QUANDO SE DEVE INVESTIR NO OUTSOURCING DE TI?

Existem muitos fatores que levam uma empresa a investir na terceirização de TI. Se o seu negócio passa pelas situações listadas a seguir, a adoção desse serviço pode ser uma boa escolha, uma vez que a empresa terá menos dificuldades para lidar com as demandas do mercado e atingir as metas sem precisar ampliar drasticamente os gastos operacionais. Entre os indicadores que podem apontar o momento certo para investir no outsourcing, podemos apontar:

limitações na infraestrutura;
necessidade de reduzir custos;
busca por maior competitividade;
direcionamento de recursos para manutenção de TI em um grande nível;
busca por maior foco no core business;
ampliação temporária do time de TI;
necessidade de otimizar gastos.

Quando o negócio precisa lidar com esses desafios, o outsourcing de TI pode ser a melhor escolha. Esse serviço fornecerá as bases para que a companhia possa atuar de maneira estratégia atendendo a demandas de clientes e executando as rotinas da área com melhor uso dos recursos disponíveis. Assim, toda a empresa terá ganhos de competitividade.

COMO IMPLEMENTAR O OUTSOURCING TI?

A adoção do outsourcing de TI torna a empresa mais competitiva no mercado, mas, antes de realizar esse investimento, existe uma série de cuidados que devem ser considerados. Veja abaixo como você pode se preparar:

Identifique as necessidades do negócio

Esse é um dos passos básicos na contratação de uma empresa de outsourcing de TI. Devem ser avaliadas as metas da empresa a médio e longo prazo e os pontos que precisam de melhorias. É primordial que você conheça intimamente os processos do seu negócio para saber identificar onde os ajustes devem ser feitos. O que ocasiona as falhas na operação? O que está prejudicando o desempenho do setor? O que pode ser melhorado?

Defina um SLA

Antes de fechar a parceria, é fundamental definir um SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço) para direcionar as responsabilidades de ambas as partes.

O SLA é o documento que rege a relação comercial entre duas empresas e tem uma série de normas, indicadores e regras que servem para evitar conflitos e melhorar o trabalho executado. Esses indicadores e metas vão direcionar o ritmo de trabalho e auxiliar o gestor de TI a identificar a qualidade do serviço prestado. É importante também definir multas, caso o fornecedor não cumpra com o que foi previamente acordado.

Faça uma boa gestão de mudança

Um dos passos mais importantes para a implantação do outsourcing de TI é fazer uma boa gestão de mudança. No momento em que a terceirizada passa a desenvolver os projetos pré-estabelecidos, certamente ocorrerão mudanças nos processos da empresa, o que fará com que os colaboradores tenham de mudar suas formas de trabalhar.

Para não causar nenhum impacto negativo nessa transição, é necessário que a empresa e seus colaboradores estejam sempre alinhados e bem capacitados para adotar essas mudanças.

eNTENDA O QUE É CAPTIVE PORTAL E COMO UTILIZÁ-LO

O acesso à internet é indispensável para a realização das atividades cotidianas nas empresas. Porém, em se tratando de uma rede corporativa que é acessada por funcionários, clientes e fornecedores, é necessário adotar ferramentas que ajudem a organizar e controlar os acessos nesse ambiente. Assim, entender o que é captive portal é essencial para evitar situações inconvenientes e prejudiciais ao seu negócio.

Também chamado de portal cativo, o recurso ajuda a administrar a entrada de usuários em uma rede sem fio de um ambiente público ou privado. Por meio dessa aplicação, pode-se colher os dados de identificação de cada pessoa que utiliza a conexão, como nome, CPF e e-mail antes de liberar a navegação.

Dessa forma, caso aconteça alguma ação suspeita, como tentativa de ataque aos seus dados, será possível identificar rapidamente de onde ela partiu. Quer proteger a sua rede? Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre o captive portal!

 

Como funciona?

O modo de funcionamento da aplicação é muito simples. Ao tentar acessar a rede, o usuário é redirecionado automaticamente do primeiro acesso para uma página que valida a conexão, na qual está o formulário que coleta os dados para realizar o registro e cadastro.

Depois do fornecimento dos dados e da aprovação dos mesmos, o solicitante tem o seu pedido de acesso liberado, podendo navegar normalmente pela internet. Todos os acessos feitos no hotspot da empresa ficam armazenados, possibilitando o rastreamento e a identificação de quem agiu de forma ilegal na rede.

Porém, o recolhimento e armazenamento de registros tem que ser especificado de forma clara no momento em que o usuário acessa a rede e afirma estar de acordo com as leis voltadas para a gestão e o uso de dados.

 

Qual a importância do captive portal?

Geralmente, o captive portal é aplicado em rede com acesso aberto, como as que são disponibilizadas em shoppings, lojas, aeroportos, hospitais e também em ambientes corporativos. É comum que muitas pessoas acessem esse tipo de rede e, por descuido ou má intenção, acabem por abrir links que trazem vulnerabilidade, deixando-a suscetível a ataques cibernéticos e fraudes.

A falta de registro dos usuários que entram na conexão empresarial dificulta a detecção de agentes invasores e de uma eventual auditoria dos aparelhos que a utilizaram.

Quando a sua rede conta com o captive portal, você garante o controle avançado da navegação dos usuários, mantendo o funcionamento adequado dos seus serviços. Afinal, qualquer ameaça que poderia causar lentidão ou, até mesmo, a parada dos seus sistemas pode ser identificada e neutralizada, bem como a pessoa que foi responsável por disseminá-la na rede, sendo possível bloquear o seu acesso.

Sem falar que, com essa tecnologia, a companhia aumenta a eficiência das boas práticas de segurança, uma vez que pode monitorar as ações de quem ingressa na rede e tem a possibilidade de dar orientações mais precisas sobre como utilizá-la adequadamente.

Além disso, com essa ferramenta, também é possível filtrar a audiência e descobrir quem é o seu público, o que possibilita criar campanhas e produtos personalizados para os usuários internos e externos.

 

Como utilizá-lo corretamente?

Para utilizar o captive portal, o ideal é contratar o serviço a partir de uma empresa especializada no assunto, que forneça todo o suporte necessário para a instalação e a operação da ferramenta.

É importante ressaltar que o uso desse recurso tem que ser feito com o auxílio do setor jurídico da organização, assegurando que seja criado e configurado em total conformidade com as normas do Marco Civil.

Agora que você já sabe o que é captive portal, pode implantar essa estratégia para oferecer acesso ao wi-fi sem colocar em risco a integridade da sua empresa e os usuários. Com esse tipo de segmentação, você melhora a performance da rede e aumenta a proteção dos seus dados.

O QUE É UMA PESQUISA SITE?

Uma pesquisa de site de radiofrequência (RF) é a primeira etapa na implantação de um rede Wireless e a etapa mais importante para garantir a operação desejada. Uma pesquisa de site é um processo tarefa-por-tarefa, no qual um pesquisador estuda a facilidade de se compreender o comportamento de RF, descobre áreas de cobertura de RF, verifica a interferência de RF e determina a colocação apropriada dos dispositivos Wireless.

QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA EXECUTAR UMA PESQUISA DE SITE?

Um instalador profissional é necessário para obter resultados ideais. Estas são as etapas executadas:

Obtenha um diagrama do local para identificar os obstáculos potenciais para radiofrequência (RF).
Inspecione visualmente o local para procurar possíveis barreiras ou a propagação de sinais de RF e identificar racks de metal.
Identifique as áreas do usuário que são bastante usadas e aquelas que não são usadas.
Determine os locais de pontos de acesso preliminares. Esses locais incluem acesso à energia e à rede com cabos, a cobertura e a sobreposição celular, a seleção de canal, os locais de montagem e a antena.
Execute o pesquisa real para verificar o local do AP. Certifique-se usar o mesmo modelo de AP para a pesquisa que é usada na produção. Quando a pesquisa for executada, realoque os APs como necessário e teste novamente.
Documente as descobertas. Grave os lugares e o registro de leituras de sinal bem como taxas de dados em limites externos.

O QUE É O NOC E QUAL SUA IMPORTANCIA?

Um NOC é a principal prática para se manter redes em um bom estado de funcionamento e na velocidade adequada em empresas provedoras de internet.

VANTAGENS DO NOC 24X7

Detecção precoce e manutenção ativa: atualizações de softwares, manutenção de sistemas, backup, atualizações de definição de vírus e demais rotinas diárias são realizadas para garantir estabilidade e segurança na rede.

Coleta automática de dados: esse suporte 24h realiza a coleta de informações essenciais nas áreas e redes que precisam de melhorias. Isso também gera mais produtividade para a equipe de TI e mais agilidade na resolução de possíveis problemas.

Economia de tempo e aumento de eficiência: com uma equipe de monitoramento 24×7, as equipes economizam tempo e reduzem gastos, dando mais competitividade de mercado ao melhorar os serviços da provedora. 

Implementação da cultura de gestão de riscos: uma equipe NOC vai reforçar a cultura de gestão de riscos, ou seja, um grupo de práticas de estratégia que identifica, administra, previne e conduz os riscos de atividade de rede.

Monitoramento NOC 24×7 (suporte 24 horas): o fato do suporte ser realizado o dia inteiro só melhora a confiabilidade do cliente em sua empresa. Aqui, a qualquer momento, em qualquer dia, é possível identificar possíveis erros e corrigi-los ou preveni-los de maneira rápida e eficiente. 

O QUE É O MONITORAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE TI?

O nome dessa prática é quase autoexplicativo. O monitoramento da TI é o processo contínuo de acompanhamento das atividades operadas pela infraestrutura de TI, permitindo a identificação imediata de inatividade inesperada, invasão de rede e saturação de recursos, por exemplo.

Monitorar a performance dos recursos tecnológicos é importante para a gestão de TI, pois alimenta com dados frequentes os indicadores de performance. São esses indicadores que permitem que a análise do uso desses recursos seja feita com mais precisão e, consequentemente, deixando o planejamento da gestão de TI mais bem embasado.

O monitoramento é feito em toda a infraestrutura de TI, incluindo hardware, software, redes e instalações. Como é um processo de acompanhamento, deve ser cíclico e frequente. Portanto, é uma daquelas rotinas que, uma vez implementadas, não cessam. E essa constância é um dos segredos para que o processo seja bem feito e mantenha os bons resultados.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DO AMBIENTE DE TI?

Dada a importância estratégica que a infraestrutura de TI representa dentro de uma empresa, é fundamental que ela funcione perfeitamente e entregue a melhor performance para seus usuários. Acompanhar é necessário para que isso aconteça em tempo integral, sem interrupções.

Mas não é somente para manter sistemas e redes funcionando que o monitoramento de TI é adotado. Dentre as vantagens de se implementar esse processo, podemos listar melhores resultados para recursos dos financeiros aos humanos.

 

Redução de custos

O monitoramento de TI resulta na redução de custos em várias frentes. Em princípio, é possível estimar com mais precisão os recursos necessários para desempenhar as funções da empresa, evitando o desperdício e a alocação incorreta desses recursos.

Além disso, o monitoramento permite o melhor planejamento de manutenções e atualizações da infraestrutura de TI, minimizando falhas e interrupções no serviço e evitando reparos emergenciais.

 

Prevenção de problemas

Manutenções e atualizações em dia evitam falhas nos sistemas e interrupções das atividades da empresa. Além disso, a redução do downtime é notável, visto que as equipes estão mais bem preparadas para solucionar qualquer adversidade.

 

Mais produtividade e eficiência

A fórmula é simples. Com equipamentos dimensionados de acordo com a demanda da equipe e disponibilidade dos recursos tecnológicos, o trabalho flui. As respostas são mais rápidas e os resultados de negócios melhores.

Ao tratarmos especificamente o time de TI, mais uma vantagem. O monitoramento diminui as demandas de “apagar incêndios”, otimizando o tempo da equipe e permitindo maior foco nas atividades estratégicas da empresa.

 

Ciclo de vida otimizado

O monitoramento do ambiente de TI proporciona melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos e, ainda, sua conservação mais apropriada. Para a empresa, isso resulta no aumento da vida útil dos ativos de TI e na otimização do seu ciclo de vida.

Por fim, o processo já é meio caminho andado para uma gestão dos ativos de TI mais estratégica e eficiente.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE MONITORAMENTO?

Existem vários modelos de monitoramento de TI, que devem ser estudados para selecionar a melhor opção para a sua empresa. Apresentamos três mais comuns para o acompanhamento de softwares.

 

Simples

Esse tipo de monitoramento acontece sem um agente, e, por sua simplicidade e limitação, é menos utilizado. Seu funcionamento acontece por meio de um sinal, chamado de ping, que significa a resposta positiva para a execução de um serviço ou processo. O retorno positivo é registrado como 1 e, em caso negativo, 0.

 

Agentes

Nesse caso, um agente do software é instalado no sistema para coletar métricas, dados, memória e outros itens. Esse tipo de monitoramento permite uma grande personalização usando scripts complexos, o que a torna interessante para as empresas com demandas mais específicas.

 

SNMP

O Simple Network Management Protocol usa uma linguagem comum a vários sistemas operacionais e ativos, sendo mais interessante para empresas com diferentes fornecedores. Esse tipo de monitoramento segue o modelo de gerência OSI, designando um ou mais gerentes para as informações de todos os outros ativos.

COMO FAZER UM BOM MONITORAMENTO DE TI NA EMPRESA?

O monitoramento é um dos processos da gestão de TI, que deve ser feita de forma estratégica, com o objetivo de otimizar o desempenho da infraestrutura disponível. Independente de assumir o monitoramento com a TI da empresa ou ter um parceiro, é preciso seguir alguns passos básicos.

 

Definição das métricas

O primeiro passo é definir quais são as métricas relevantes para serem monitoradas. Nessa etapa, é preciso levar em conta as prioridades de acompanhamento, considerando quais são as tecnologias críticas para as operações da empresa.

Em geral, o objetivo da coleta dos dados será avaliar os pontos fortes e fracos da TI, criando estratégias e ações para corrigir ou amenizar as fragilidades. Para isso, é importante saber se suas métricas serão voltadas para a identificação de oportunidades ou incertezas, nível de produtividade, detecção de falhas ou outro objetivo, de acordo com a estratégia de negócio adotada.

 

Gerenciamento das configurações

Uma vez definidas as métricas, é hora de configurar os métodos de monitoramento e, de fato, iniciar a coleta dos dados. Nessa etapa, é necessário ter atenção à segurança da informação, evitando o vazamento de dados sensíveis e assegurando a sua proteção.

Também é bom lembrar que não se pode parar, bloquear ou atrasar as atividades de rotina da empresa para que o monitoramento aconteça. Afinal, o objetivo é otimizar o desempenho e não piorá-lo.

 

Documentação e relatórios

Além da análise dos dados, a geração de relatórios para acompanhamento é indispensável para garantir a progressão do processo e padronizar ações e estratégias, além de facilitar o acesso a análises e soluções anteriores.

O ideal é que se use um software apropriado para agilizar e evitar falhas no processo de documentação e para o registro e análise dos dados. O uso das ferramentas adequadas otimiza o processo e fornece resultados mais assertivos para o monitoramento de TI.

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