QUAIS SÃO AS 5 CAMADAS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM?
A estrutura de nuvem (arquitetura) compreende cinco camadas. Esses são Servidor Físico (Hardware), Recursos de Computação, Recursos de Armazenamento, Hipervisor (Administrador de Máquina Virtual) e Máquina Virtual.5
QUAIS SÃO OS 3 COMPONENTES BÁSICOS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM?
A computação em nuvem é um termo geral para qualquer coisa que envolva a entrega de serviços hospedados pela Internet. Esses serviços são divididos em três categorias principais ou tipos de computação em nuvem: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS).
QUAL É O PRINCIPAL FATOR DETERMINANTE PARA A COMPUTAÇÃO EM NUVEM?
De acordo com as notícias sobre computação em nuvem, a principal força motriz da computação em nuvem é a inteligência. Esta é basicamente a facilidade de uso. É muito importante que o usuário possa acessar aplicativos de computação em nuvem com facilidade. Os sistemas de computação em nuvem emergentes são muito rudimentares em sua abordagem.
QUAIS SÃO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES AO FAZER BACKUP DE DADOS NA NUVEM?
Esses cinco problemas descritos – fatores de custo, velocidade de backup desejada, vantagens de eliminar dispositivos de hardware, definir objetivos de tempo de recuperação e flexibilidade do usuário na recuperação de arquivos – são um bom começo para avaliar a mudança para uma plataforma direta para a nuvem.
QUAIS SÃO AS 3 ÁREAS PRINCIPAIS DE BACKUPS EM NUVEM?
Existem três opções principais para soluções de backup em nuvem (e para computação em nuvem em geral): pública, privada e híbrida. Os backups em nuvem pública envolvem armazenar seus dados em um servidor remoto de terceiros e acessá-los pela Internet.
COMO FUNCIONA UM HOTSPOT?
O hotspot é um equipamento usado para disponibilizar uma rede de internet Wi-Fi em locais públicos ou estabelecimentos comerciais. Esse dispositivo é configurado a fim de oferecer o acesso à conexão de forma gratuita, paga ou em troca de um cadastro, definido pelo dono da rede.
COMO FAZER HOTSPOT?
Aceda às definições do smartphone (ícone da roda dentada). 2 – Procurar a opção Rede e Internet. 3 – Escolher a opção Ponto de acesso e tethering. 4 – Ativar a Zona Wi-Fi para ativar o hotspot
O QUE É E PARA QUE SERVE O SERVIDOR DEDICADO?
O servidor dedicado é um servidor físico desenvolvido para fornecer aos usuários uma alta performance em desempenho e segurança de modo personalizado.
Também chamado de Hosting (hospedagem) ou Bare Metal, este tipo de servidor é disponibilizado exclusivamente para uma empresa.
Incluindo diversas configurações, o servidor dedicado pode oferecer opções de ajuste de RAM, recursos de rede, discos rígidos, segurança e processadores.
Dessa forma, permitindo que as empresas implantem quaisquer sistemas operacionais, estruturas de segurança e outras tecnologias sem qualquer restrição física ou técnica.
PARA QUEM É IDEAL UMA HOSPEDAGEM DEDICADA?
A hospedagem dedicada é ideal para empresas que buscam proteger seus dados de forma completa e com menos custos.
Ao utilizar uma plataforma dedicada, você adiciona de modo simples medidas de segurança adaptadas e evita que sua empresa fique vulnerável a vírus e ciberataques
Outro motivo para escolher o nosso servidor dedicado Hosting é a maior flexibilidade, já que não há necessidade de compartilhar um servidor e você pode gerenciá-lo da maneira que preferir.
Na prática, isso significa não ter que se preocupar com as novas demandas que surgirem à medida que o seu negócio crescer.
Se você busca aumentar a velocidade de carregamento do site do seu negócio, contratar um servidor hosting também é a melhor escolha para sua empresa!
QUANDO DEVO CONTRATAR UM SERVIDOR?
Se existem dificuldades para dar a devida atenção para a quantidade e o tipo de conteúdo presentes no seu site, alugar um servidor pode ser uma boa alternativa.
Principalmente no caso de sites maiores, com muitas páginas exigindo uma boa velocidade de carregamento, o uso de uma hospedagem dedicada pode ser o justamente o que garante um potencial cliente conhecendo a sua empresa por mais tempo.
O QUE É OUTSOURCING DE TI?
Outsourcing (ou, em português, terceirização) é a prática estratégica de contratar uma fonte externa para a prestação de serviços secundários, visando otimizar os processos da corporação. As empresas podem fazer outsourcing de diversos setores, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e TI.
O outsourcing de TI nada mais é do que a terceirização de serviços, soluções e infraestrutura de TI. Entre esses serviços, podem estar inclusos fornecimento de profissionais especializados, gestão de projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura, entre outros.
QUANDO SE DEVE INVESTIR NO OUTSOURCING DE TI?
Existem muitos fatores que levam uma empresa a investir na terceirização de TI. Se o seu negócio passa pelas situações listadas a seguir, a adoção desse serviço pode ser uma boa escolha, uma vez que a empresa terá menos dificuldades para lidar com as demandas do mercado e atingir as metas sem precisar ampliar drasticamente os gastos operacionais. Entre os indicadores que podem apontar o momento certo para investir no outsourcing, podemos apontar:
limitações na infraestrutura;
necessidade de reduzir custos;
busca por maior competitividade;
direcionamento de recursos para manutenção de TI em um grande nível;
busca por maior foco no core business;
ampliação temporária do time de TI;
necessidade de otimizar gastos.
Quando o negócio precisa lidar com esses desafios, o outsourcing de TI pode ser a melhor escolha. Esse serviço fornecerá as bases para que a companhia possa atuar de maneira estratégia atendendo a demandas de clientes e executando as rotinas da área com melhor uso dos recursos disponíveis. Assim, toda a empresa terá ganhos de competitividade.
COMO IMPLEMENTAR O OUTSOURCING TI?
A adoção do outsourcing de TI torna a empresa mais competitiva no mercado, mas, antes de realizar esse investimento, existe uma série de cuidados que devem ser considerados. Veja abaixo como você pode se preparar:
Identifique as necessidades do negócio
Esse é um dos passos básicos na contratação de uma empresa de outsourcing de TI. Devem ser avaliadas as metas da empresa a médio e longo prazo e os pontos que precisam de melhorias. É primordial que você conheça intimamente os processos do seu negócio para saber identificar onde os ajustes devem ser feitos. O que ocasiona as falhas na operação? O que está prejudicando o desempenho do setor? O que pode ser melhorado?
Defina um SLA
Antes de fechar a parceria, é fundamental definir um SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço) para direcionar as responsabilidades de ambas as partes.
O SLA é o documento que rege a relação comercial entre duas empresas e tem uma série de normas, indicadores e regras que servem para evitar conflitos e melhorar o trabalho executado. Esses indicadores e metas vão direcionar o ritmo de trabalho e auxiliar o gestor de TI a identificar a qualidade do serviço prestado. É importante também definir multas, caso o fornecedor não cumpra com o que foi previamente acordado.
Faça uma boa gestão de mudança
Um dos passos mais importantes para a implantação do outsourcing de TI é fazer uma boa gestão de mudança. No momento em que a terceirizada passa a desenvolver os projetos pré-estabelecidos, certamente ocorrerão mudanças nos processos da empresa, o que fará com que os colaboradores tenham de mudar suas formas de trabalhar.
Para não causar nenhum impacto negativo nessa transição, é necessário que a empresa e seus colaboradores estejam sempre alinhados e bem capacitados para adotar essas mudanças.
eNTENDA O QUE É CAPTIVE PORTAL E COMO UTILIZÁ-LO
O acesso à internet é indispensável para a realização das atividades cotidianas nas empresas. Porém, em se tratando de uma rede corporativa que é acessada por funcionários, clientes e fornecedores, é necessário adotar ferramentas que ajudem a organizar e controlar os acessos nesse ambiente. Assim, entender o que é captive portal é essencial para evitar situações inconvenientes e prejudiciais ao seu negócio.
Também chamado de portal cativo, o recurso ajuda a administrar a entrada de usuários em uma rede sem fio de um ambiente público ou privado. Por meio dessa aplicação, pode-se colher os dados de identificação de cada pessoa que utiliza a conexão, como nome, CPF e e-mail antes de liberar a navegação.
Dessa forma, caso aconteça alguma ação suspeita, como tentativa de ataque aos seus dados, será possível identificar rapidamente de onde ela partiu. Quer proteger a sua rede? Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre o captive portal!
Como funciona?
O modo de funcionamento da aplicação é muito simples. Ao tentar acessar a rede, o usuário é redirecionado automaticamente do primeiro acesso para uma página que valida a conexão, na qual está o formulário que coleta os dados para realizar o registro e cadastro.
Depois do fornecimento dos dados e da aprovação dos mesmos, o solicitante tem o seu pedido de acesso liberado, podendo navegar normalmente pela internet. Todos os acessos feitos no hotspot da empresa ficam armazenados, possibilitando o rastreamento e a identificação de quem agiu de forma ilegal na rede.
Porém, o recolhimento e armazenamento de registros tem que ser especificado de forma clara no momento em que o usuário acessa a rede e afirma estar de acordo com as leis voltadas para a gestão e o uso de dados.
Qual a importância do captive portal?
Geralmente, o captive portal é aplicado em rede com acesso aberto, como as que são disponibilizadas em shoppings, lojas, aeroportos, hospitais e também em ambientes corporativos. É comum que muitas pessoas acessem esse tipo de rede e, por descuido ou má intenção, acabem por abrir links que trazem vulnerabilidade, deixando-a suscetível a ataques cibernéticos e fraudes.
A falta de registro dos usuários que entram na conexão empresarial dificulta a detecção de agentes invasores e de uma eventual auditoria dos aparelhos que a utilizaram.
Quando a sua rede conta com o captive portal, você garante o controle avançado da navegação dos usuários, mantendo o funcionamento adequado dos seus serviços. Afinal, qualquer ameaça que poderia causar lentidão ou, até mesmo, a parada dos seus sistemas pode ser identificada e neutralizada, bem como a pessoa que foi responsável por disseminá-la na rede, sendo possível bloquear o seu acesso.
Sem falar que, com essa tecnologia, a companhia aumenta a eficiência das boas práticas de segurança, uma vez que pode monitorar as ações de quem ingressa na rede e tem a possibilidade de dar orientações mais precisas sobre como utilizá-la adequadamente.
Além disso, com essa ferramenta, também é possível filtrar a audiência e descobrir quem é o seu público, o que possibilita criar campanhas e produtos personalizados para os usuários internos e externos.
Como utilizá-lo corretamente?
Para utilizar o captive portal, o ideal é contratar o serviço a partir de uma empresa especializada no assunto, que forneça todo o suporte necessário para a instalação e a operação da ferramenta.
É importante ressaltar que o uso desse recurso tem que ser feito com o auxílio do setor jurídico da organização, assegurando que seja criado e configurado em total conformidade com as normas do Marco Civil.
Agora que você já sabe o que é captive portal, pode implantar essa estratégia para oferecer acesso ao wi-fi sem colocar em risco a integridade da sua empresa e os usuários. Com esse tipo de segmentação, você melhora a performance da rede e aumenta a proteção dos seus dados.
O QUE É UMA PESQUISA SITE?
Uma pesquisa de site de radiofrequência (RF) é a primeira etapa na implantação de um rede Wireless e a etapa mais importante para garantir a operação desejada. Uma pesquisa de site é um processo tarefa-por-tarefa, no qual um pesquisador estuda a facilidade de se compreender o comportamento de RF, descobre áreas de cobertura de RF, verifica a interferência de RF e determina a colocação apropriada dos dispositivos Wireless.
QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA EXECUTAR UMA PESQUISA DE SITE?
Um instalador profissional é necessário para obter resultados ideais. Estas são as etapas executadas:
Obtenha um diagrama do local para identificar os obstáculos potenciais para radiofrequência (RF).
Inspecione visualmente o local para procurar possíveis barreiras ou a propagação de sinais de RF e identificar racks de metal.
Identifique as áreas do usuário que são bastante usadas e aquelas que não são usadas.
Determine os locais de pontos de acesso preliminares. Esses locais incluem acesso à energia e à rede com cabos, a cobertura e a sobreposição celular, a seleção de canal, os locais de montagem e a antena.
Execute o pesquisa real para verificar o local do AP. Certifique-se usar o mesmo modelo de AP para a pesquisa que é usada na produção. Quando a pesquisa for executada, realoque os APs como necessário e teste novamente.
Documente as descobertas. Grave os lugares e o registro de leituras de sinal bem como taxas de dados em limites externos.
O QUE É O NOC E QUAL SUA IMPORTANCIA?
Um NOC é a principal prática para se manter redes em um bom estado de funcionamento e na velocidade adequada em empresas provedoras de internet.
VANTAGENS DO NOC 24X7
Detecção precoce e manutenção ativa: atualizações de softwares, manutenção de sistemas, backup, atualizações de definição de vírus e demais rotinas diárias são realizadas para garantir estabilidade e segurança na rede.
Coleta automática de dados: esse suporte 24h realiza a coleta de informações essenciais nas áreas e redes que precisam de melhorias. Isso também gera mais produtividade para a equipe de TI e mais agilidade na resolução de possíveis problemas.
Economia de tempo e aumento de eficiência: com uma equipe de monitoramento 24×7, as equipes economizam tempo e reduzem gastos, dando mais competitividade de mercado ao melhorar os serviços da provedora.
Implementação da cultura de gestão de riscos: uma equipe NOC vai reforçar a cultura de gestão de riscos, ou seja, um grupo de práticas de estratégia que identifica, administra, previne e conduz os riscos de atividade de rede.
Monitoramento NOC 24×7 (suporte 24 horas): o fato do suporte ser realizado o dia inteiro só melhora a confiabilidade do cliente em sua empresa. Aqui, a qualquer momento, em qualquer dia, é possível identificar possíveis erros e corrigi-los ou preveni-los de maneira rápida e eficiente.
O QUE É O MONITORAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE TI?
O nome dessa prática é quase autoexplicativo. O monitoramento da TI é o processo contínuo de acompanhamento das atividades operadas pela infraestrutura de TI, permitindo a identificação imediata de inatividade inesperada, invasão de rede e saturação de recursos, por exemplo.
Monitorar a performance dos recursos tecnológicos é importante para a gestão de TI, pois alimenta com dados frequentes os indicadores de performance. São esses indicadores que permitem que a análise do uso desses recursos seja feita com mais precisão e, consequentemente, deixando o planejamento da gestão de TI mais bem embasado.
O monitoramento é feito em toda a infraestrutura de TI, incluindo hardware, software, redes e instalações. Como é um processo de acompanhamento, deve ser cíclico e frequente. Portanto, é uma daquelas rotinas que, uma vez implementadas, não cessam. E essa constância é um dos segredos para que o processo seja bem feito e mantenha os bons resultados.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DO AMBIENTE DE TI?
Dada a importância estratégica que a infraestrutura de TI representa dentro de uma empresa, é fundamental que ela funcione perfeitamente e entregue a melhor performance para seus usuários. Acompanhar é necessário para que isso aconteça em tempo integral, sem interrupções.
Mas não é somente para manter sistemas e redes funcionando que o monitoramento de TI é adotado. Dentre as vantagens de se implementar esse processo, podemos listar melhores resultados para recursos dos financeiros aos humanos.
Redução de custos
O monitoramento de TI resulta na redução de custos em várias frentes. Em princípio, é possível estimar com mais precisão os recursos necessários para desempenhar as funções da empresa, evitando o desperdício e a alocação incorreta desses recursos.
Além disso, o monitoramento permite o melhor planejamento de manutenções e atualizações da infraestrutura de TI, minimizando falhas e interrupções no serviço e evitando reparos emergenciais.
Prevenção de problemas
Manutenções e atualizações em dia evitam falhas nos sistemas e interrupções das atividades da empresa. Além disso, a redução do downtime é notável, visto que as equipes estão mais bem preparadas para solucionar qualquer adversidade.
Mais produtividade e eficiência
A fórmula é simples. Com equipamentos dimensionados de acordo com a demanda da equipe e disponibilidade dos recursos tecnológicos, o trabalho flui. As respostas são mais rápidas e os resultados de negócios melhores.
Ao tratarmos especificamente o time de TI, mais uma vantagem. O monitoramento diminui as demandas de “apagar incêndios”, otimizando o tempo da equipe e permitindo maior foco nas atividades estratégicas da empresa.
Ciclo de vida otimizado
O monitoramento do ambiente de TI proporciona melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos e, ainda, sua conservação mais apropriada. Para a empresa, isso resulta no aumento da vida útil dos ativos de TI e na otimização do seu ciclo de vida.
Por fim, o processo já é meio caminho andado para uma gestão dos ativos de TI mais estratégica e eficiente.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE MONITORAMENTO?
Existem vários modelos de monitoramento de TI, que devem ser estudados para selecionar a melhor opção para a sua empresa. Apresentamos três mais comuns para o acompanhamento de softwares.
Simples
Esse tipo de monitoramento acontece sem um agente, e, por sua simplicidade e limitação, é menos utilizado. Seu funcionamento acontece por meio de um sinal, chamado de ping, que significa a resposta positiva para a execução de um serviço ou processo. O retorno positivo é registrado como 1 e, em caso negativo, 0.
Agentes
Nesse caso, um agente do software é instalado no sistema para coletar métricas, dados, memória e outros itens. Esse tipo de monitoramento permite uma grande personalização usando scripts complexos, o que a torna interessante para as empresas com demandas mais específicas.
SNMP
O Simple Network Management Protocol usa uma linguagem comum a vários sistemas operacionais e ativos, sendo mais interessante para empresas com diferentes fornecedores. Esse tipo de monitoramento segue o modelo de gerência OSI, designando um ou mais gerentes para as informações de todos os outros ativos.
COMO FAZER UM BOM MONITORAMENTO DE TI NA EMPRESA?
O monitoramento é um dos processos da gestão de TI, que deve ser feita de forma estratégica, com o objetivo de otimizar o desempenho da infraestrutura disponível. Independente de assumir o monitoramento com a TI da empresa ou ter um parceiro, é preciso seguir alguns passos básicos.
Definição das métricas
O primeiro passo é definir quais são as métricas relevantes para serem monitoradas. Nessa etapa, é preciso levar em conta as prioridades de acompanhamento, considerando quais são as tecnologias críticas para as operações da empresa.
Em geral, o objetivo da coleta dos dados será avaliar os pontos fortes e fracos da TI, criando estratégias e ações para corrigir ou amenizar as fragilidades. Para isso, é importante saber se suas métricas serão voltadas para a identificação de oportunidades ou incertezas, nível de produtividade, detecção de falhas ou outro objetivo, de acordo com a estratégia de negócio adotada.
Gerenciamento das configurações
Uma vez definidas as métricas, é hora de configurar os métodos de monitoramento e, de fato, iniciar a coleta dos dados. Nessa etapa, é necessário ter atenção à segurança da informação, evitando o vazamento de dados sensíveis e assegurando a sua proteção.
Também é bom lembrar que não se pode parar, bloquear ou atrasar as atividades de rotina da empresa para que o monitoramento aconteça. Afinal, o objetivo é otimizar o desempenho e não piorá-lo.
Documentação e relatórios
Além da análise dos dados, a geração de relatórios para acompanhamento é indispensável para garantir a progressão do processo e padronizar ações e estratégias, além de facilitar o acesso a análises e soluções anteriores.
O ideal é que se use um software apropriado para agilizar e evitar falhas no processo de documentação e para o registro e análise dos dados. O uso das ferramentas adequadas otimiza o processo e fornece resultados mais assertivos para o monitoramento de TI.