COMO FUNCIONA UM HOTSPOT?
O hotspot é um equipamento usado para disponibilizar uma rede de internet Wi-Fi em locais públicos ou estabelecimentos comerciais. Esse dispositivo é configurado a fim de oferecer o acesso à conexão de forma gratuita, paga ou em troca de um cadastro, definido pelo dono da rede.
COMO FAZER HOTSPOT?
Aceda às definições do smartphone (ícone da roda dentada). 2 – Procurar a opção Rede e Internet. 3 – Escolher a opção Ponto de acesso e tethering. 4 – Ativar a Zona Wi-Fi para ativar o hotspot
O QUE É OUTSOURCING DE TI?
Outsourcing (ou, em português, terceirização) é a prática estratégica de contratar uma fonte externa para a prestação de serviços secundários, visando otimizar os processos da corporação. As empresas podem fazer outsourcing de diversos setores, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e TI.
O outsourcing de TI nada mais é do que a terceirização de serviços, soluções e infraestrutura de TI. Entre esses serviços, podem estar inclusos fornecimento de profissionais especializados, gestão de projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura, entre outros.
QUANDO SE DEVE INVESTIR NO OUTSOURCING DE TI?
Existem muitos fatores que levam uma empresa a investir na terceirização de TI. Se o seu negócio passa pelas situações listadas a seguir, a adoção desse serviço pode ser uma boa escolha, uma vez que a empresa terá menos dificuldades para lidar com as demandas do mercado e atingir as metas sem precisar ampliar drasticamente os gastos operacionais. Entre os indicadores que podem apontar o momento certo para investir no outsourcing, podemos apontar:
limitações na infraestrutura;
necessidade de reduzir custos;
busca por maior competitividade;
direcionamento de recursos para manutenção de TI em um grande nível;
busca por maior foco no core business;
ampliação temporária do time de TI;
necessidade de otimizar gastos.
Quando o negócio precisa lidar com esses desafios, o outsourcing de TI pode ser a melhor escolha. Esse serviço fornecerá as bases para que a companhia possa atuar de maneira estratégia atendendo a demandas de clientes e executando as rotinas da área com melhor uso dos recursos disponíveis. Assim, toda a empresa terá ganhos de competitividade.
COMO IMPLEMENTAR O OUTSOURCING TI?
A adoção do outsourcing de TI torna a empresa mais competitiva no mercado, mas, antes de realizar esse investimento, existe uma série de cuidados que devem ser considerados. Veja abaixo como você pode se preparar:
Identifique as necessidades do negócio
Esse é um dos passos básicos na contratação de uma empresa de outsourcing de TI. Devem ser avaliadas as metas da empresa a médio e longo prazo e os pontos que precisam de melhorias. É primordial que você conheça intimamente os processos do seu negócio para saber identificar onde os ajustes devem ser feitos. O que ocasiona as falhas na operação? O que está prejudicando o desempenho do setor? O que pode ser melhorado?
Defina um SLA
Antes de fechar a parceria, é fundamental definir um SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço) para direcionar as responsabilidades de ambas as partes.
O SLA é o documento que rege a relação comercial entre duas empresas e tem uma série de normas, indicadores e regras que servem para evitar conflitos e melhorar o trabalho executado. Esses indicadores e metas vão direcionar o ritmo de trabalho e auxiliar o gestor de TI a identificar a qualidade do serviço prestado. É importante também definir multas, caso o fornecedor não cumpra com o que foi previamente acordado.
Faça uma boa gestão de mudança
Um dos passos mais importantes para a implantação do outsourcing de TI é fazer uma boa gestão de mudança. No momento em que a terceirizada passa a desenvolver os projetos pré-estabelecidos, certamente ocorrerão mudanças nos processos da empresa, o que fará com que os colaboradores tenham de mudar suas formas de trabalhar.
Para não causar nenhum impacto negativo nessa transição, é necessário que a empresa e seus colaboradores estejam sempre alinhados e bem capacitados para adotar essas mudanças.
eNTENDA O QUE É CAPTIVE PORTAL E COMO UTILIZÁ-LO
O acesso à internet é indispensável para a realização das atividades cotidianas nas empresas. Porém, em se tratando de uma rede corporativa que é acessada por funcionários, clientes e fornecedores, é necessário adotar ferramentas que ajudem a organizar e controlar os acessos nesse ambiente. Assim, entender o que é captive portal é essencial para evitar situações inconvenientes e prejudiciais ao seu negócio.
Também chamado de portal cativo, o recurso ajuda a administrar a entrada de usuários em uma rede sem fio de um ambiente público ou privado. Por meio dessa aplicação, pode-se colher os dados de identificação de cada pessoa que utiliza a conexão, como nome, CPF e e-mail antes de liberar a navegação.
Dessa forma, caso aconteça alguma ação suspeita, como tentativa de ataque aos seus dados, será possível identificar rapidamente de onde ela partiu. Quer proteger a sua rede? Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre o captive portal!
Como funciona?
O modo de funcionamento da aplicação é muito simples. Ao tentar acessar a rede, o usuário é redirecionado automaticamente do primeiro acesso para uma página que valida a conexão, na qual está o formulário que coleta os dados para realizar o registro e cadastro.
Depois do fornecimento dos dados e da aprovação dos mesmos, o solicitante tem o seu pedido de acesso liberado, podendo navegar normalmente pela internet. Todos os acessos feitos no hotspot da empresa ficam armazenados, possibilitando o rastreamento e a identificação de quem agiu de forma ilegal na rede.
Porém, o recolhimento e armazenamento de registros tem que ser especificado de forma clara no momento em que o usuário acessa a rede e afirma estar de acordo com as leis voltadas para a gestão e o uso de dados.
Qual a importância do captive portal?
Geralmente, o captive portal é aplicado em rede com acesso aberto, como as que são disponibilizadas em shoppings, lojas, aeroportos, hospitais e também em ambientes corporativos. É comum que muitas pessoas acessem esse tipo de rede e, por descuido ou má intenção, acabem por abrir links que trazem vulnerabilidade, deixando-a suscetível a ataques cibernéticos e fraudes.
A falta de registro dos usuários que entram na conexão empresarial dificulta a detecção de agentes invasores e de uma eventual auditoria dos aparelhos que a utilizaram.
Quando a sua rede conta com o captive portal, você garante o controle avançado da navegação dos usuários, mantendo o funcionamento adequado dos seus serviços. Afinal, qualquer ameaça que poderia causar lentidão ou, até mesmo, a parada dos seus sistemas pode ser identificada e neutralizada, bem como a pessoa que foi responsável por disseminá-la na rede, sendo possível bloquear o seu acesso.
Sem falar que, com essa tecnologia, a companhia aumenta a eficiência das boas práticas de segurança, uma vez que pode monitorar as ações de quem ingressa na rede e tem a possibilidade de dar orientações mais precisas sobre como utilizá-la adequadamente.
Além disso, com essa ferramenta, também é possível filtrar a audiência e descobrir quem é o seu público, o que possibilita criar campanhas e produtos personalizados para os usuários internos e externos.
Como utilizá-lo corretamente?
Para utilizar o captive portal, o ideal é contratar o serviço a partir de uma empresa especializada no assunto, que forneça todo o suporte necessário para a instalação e a operação da ferramenta.
É importante ressaltar que o uso desse recurso tem que ser feito com o auxílio do setor jurídico da organização, assegurando que seja criado e configurado em total conformidade com as normas do Marco Civil.
Agora que você já sabe o que é captive portal, pode implantar essa estratégia para oferecer acesso ao wi-fi sem colocar em risco a integridade da sua empresa e os usuários. Com esse tipo de segmentação, você melhora a performance da rede e aumenta a proteção dos seus dados.
O QUE É UMA PESQUISA SITE?
Uma pesquisa de site de radiofrequência (RF) é a primeira etapa na implantação de um rede Wireless e a etapa mais importante para garantir a operação desejada. Uma pesquisa de site é um processo tarefa-por-tarefa, no qual um pesquisador estuda a facilidade de se compreender o comportamento de RF, descobre áreas de cobertura de RF, verifica a interferência de RF e determina a colocação apropriada dos dispositivos Wireless.
QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA EXECUTAR UMA PESQUISA DE SITE?
Um instalador profissional é necessário para obter resultados ideais. Estas são as etapas executadas:
Obtenha um diagrama do local para identificar os obstáculos potenciais para radiofrequência (RF).
Inspecione visualmente o local para procurar possíveis barreiras ou a propagação de sinais de RF e identificar racks de metal.
Identifique as áreas do usuário que são bastante usadas e aquelas que não são usadas.
Determine os locais de pontos de acesso preliminares. Esses locais incluem acesso à energia e à rede com cabos, a cobertura e a sobreposição celular, a seleção de canal, os locais de montagem e a antena.
Execute o pesquisa real para verificar o local do AP. Certifique-se usar o mesmo modelo de AP para a pesquisa que é usada na produção. Quando a pesquisa for executada, realoque os APs como necessário e teste novamente.
Documente as descobertas. Grave os lugares e o registro de leituras de sinal bem como taxas de dados em limites externos.
O QUE É O NOC E QUAL SUA IMPORTANCIA?
Um NOC é a principal prática para se manter redes em um bom estado de funcionamento e na velocidade adequada em empresas provedoras de internet.
VANTAGENS DO NOC 24X7
Detecção precoce e manutenção ativa: atualizações de softwares, manutenção de sistemas, backup, atualizações de definição de vírus e demais rotinas diárias são realizadas para garantir estabilidade e segurança na rede.
Coleta automática de dados: esse suporte 24h realiza a coleta de informações essenciais nas áreas e redes que precisam de melhorias. Isso também gera mais produtividade para a equipe de TI e mais agilidade na resolução de possíveis problemas.
Economia de tempo e aumento de eficiência: com uma equipe de monitoramento 24×7, as equipes economizam tempo e reduzem gastos, dando mais competitividade de mercado ao melhorar os serviços da provedora.
Implementação da cultura de gestão de riscos: uma equipe NOC vai reforçar a cultura de gestão de riscos, ou seja, um grupo de práticas de estratégia que identifica, administra, previne e conduz os riscos de atividade de rede.
Monitoramento NOC 24×7 (suporte 24 horas): o fato do suporte ser realizado o dia inteiro só melhora a confiabilidade do cliente em sua empresa. Aqui, a qualquer momento, em qualquer dia, é possível identificar possíveis erros e corrigi-los ou preveni-los de maneira rápida e eficiente.
O QUE É O MONITORAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE TI?
O nome dessa prática é quase autoexplicativo. O monitoramento da TI é o processo contínuo de acompanhamento das atividades operadas pela infraestrutura de TI, permitindo a identificação imediata de inatividade inesperada, invasão de rede e saturação de recursos, por exemplo.
Monitorar a performance dos recursos tecnológicos é importante para a gestão de TI, pois alimenta com dados frequentes os indicadores de performance. São esses indicadores que permitem que a análise do uso desses recursos seja feita com mais precisão e, consequentemente, deixando o planejamento da gestão de TI mais bem embasado.
O monitoramento é feito em toda a infraestrutura de TI, incluindo hardware, software, redes e instalações. Como é um processo de acompanhamento, deve ser cíclico e frequente. Portanto, é uma daquelas rotinas que, uma vez implementadas, não cessam. E essa constância é um dos segredos para que o processo seja bem feito e mantenha os bons resultados.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DO AMBIENTE DE TI?
Dada a importância estratégica que a infraestrutura de TI representa dentro de uma empresa, é fundamental que ela funcione perfeitamente e entregue a melhor performance para seus usuários. Acompanhar é necessário para que isso aconteça em tempo integral, sem interrupções.
Mas não é somente para manter sistemas e redes funcionando que o monitoramento de TI é adotado. Dentre as vantagens de se implementar esse processo, podemos listar melhores resultados para recursos dos financeiros aos humanos.
Redução de custos
O monitoramento de TI resulta na redução de custos em várias frentes. Em princípio, é possível estimar com mais precisão os recursos necessários para desempenhar as funções da empresa, evitando o desperdício e a alocação incorreta desses recursos.
Além disso, o monitoramento permite o melhor planejamento de manutenções e atualizações da infraestrutura de TI, minimizando falhas e interrupções no serviço e evitando reparos emergenciais.
Prevenção de problemas
Manutenções e atualizações em dia evitam falhas nos sistemas e interrupções das atividades da empresa. Além disso, a redução do downtime é notável, visto que as equipes estão mais bem preparadas para solucionar qualquer adversidade.
Mais produtividade e eficiência
A fórmula é simples. Com equipamentos dimensionados de acordo com a demanda da equipe e disponibilidade dos recursos tecnológicos, o trabalho flui. As respostas são mais rápidas e os resultados de negócios melhores.
Ao tratarmos especificamente o time de TI, mais uma vantagem. O monitoramento diminui as demandas de “apagar incêndios”, otimizando o tempo da equipe e permitindo maior foco nas atividades estratégicas da empresa.
Ciclo de vida otimizado
O monitoramento do ambiente de TI proporciona melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos e, ainda, sua conservação mais apropriada. Para a empresa, isso resulta no aumento da vida útil dos ativos de TI e na otimização do seu ciclo de vida.
Por fim, o processo já é meio caminho andado para uma gestão dos ativos de TI mais estratégica e eficiente.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE MONITORAMENTO?
Existem vários modelos de monitoramento de TI, que devem ser estudados para selecionar a melhor opção para a sua empresa. Apresentamos três mais comuns para o acompanhamento de softwares.
Simples
Esse tipo de monitoramento acontece sem um agente, e, por sua simplicidade e limitação, é menos utilizado. Seu funcionamento acontece por meio de um sinal, chamado de ping, que significa a resposta positiva para a execução de um serviço ou processo. O retorno positivo é registrado como 1 e, em caso negativo, 0.
Agentes
Nesse caso, um agente do software é instalado no sistema para coletar métricas, dados, memória e outros itens. Esse tipo de monitoramento permite uma grande personalização usando scripts complexos, o que a torna interessante para as empresas com demandas mais específicas.
SNMP
O Simple Network Management Protocol usa uma linguagem comum a vários sistemas operacionais e ativos, sendo mais interessante para empresas com diferentes fornecedores. Esse tipo de monitoramento segue o modelo de gerência OSI, designando um ou mais gerentes para as informações de todos os outros ativos.
COMO FAZER UM BOM MONITORAMENTO DE TI NA EMPRESA?
O monitoramento é um dos processos da gestão de TI, que deve ser feita de forma estratégica, com o objetivo de otimizar o desempenho da infraestrutura disponível. Independente de assumir o monitoramento com a TI da empresa ou ter um parceiro, é preciso seguir alguns passos básicos.
Definição das métricas
O primeiro passo é definir quais são as métricas relevantes para serem monitoradas. Nessa etapa, é preciso levar em conta as prioridades de acompanhamento, considerando quais são as tecnologias críticas para as operações da empresa.
Em geral, o objetivo da coleta dos dados será avaliar os pontos fortes e fracos da TI, criando estratégias e ações para corrigir ou amenizar as fragilidades. Para isso, é importante saber se suas métricas serão voltadas para a identificação de oportunidades ou incertezas, nível de produtividade, detecção de falhas ou outro objetivo, de acordo com a estratégia de negócio adotada.
Gerenciamento das configurações
Uma vez definidas as métricas, é hora de configurar os métodos de monitoramento e, de fato, iniciar a coleta dos dados. Nessa etapa, é necessário ter atenção à segurança da informação, evitando o vazamento de dados sensíveis e assegurando a sua proteção.
Também é bom lembrar que não se pode parar, bloquear ou atrasar as atividades de rotina da empresa para que o monitoramento aconteça. Afinal, o objetivo é otimizar o desempenho e não piorá-lo.
Documentação e relatórios
Além da análise dos dados, a geração de relatórios para acompanhamento é indispensável para garantir a progressão do processo e padronizar ações e estratégias, além de facilitar o acesso a análises e soluções anteriores.
O ideal é que se use um software apropriado para agilizar e evitar falhas no processo de documentação e para o registro e análise dos dados. O uso das ferramentas adequadas otimiza o processo e fornece resultados mais assertivos para o monitoramento de TI.